vitormarcal

Vítor Marçal, minha imagem de perfil Visualize meu currículo formal
By day, a simple software developer.
By night, also a software developer.

🌝🌚💻

Sou o Vítor, tudo bem?

Meu nome é Vítor Marçal, capixaba, nasci em Vitória, Espirito Santo, vivi em Minas e já tem uns bons longos anos que vivo no Distrito Federal.

Como bom enxadrista ♞ que fui, sempre busquei novos desafios a serem superados, foi natural eu sentir a vocação para a área de programação. Posso dizer que sou muito realizado em meu campo de atuação! 😃

Histórico Profissional

Desde que tive fácil acesso a um computador, a curiosidade sempre me fez descobrir muita coisa nova. Foi assim que tive meu primeiro contato com a programação (até onde posso lembrar): brincando com o saudoso RPG Maker.

Em 2013, iniciei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Católica de Brasília, UCB. A partir daí me interessei cada vez mais pela área de desenvolvimento.

Atualmente, trabalho na Câmara dos Deputados, mas já passei por algumas empresas: dentre elas a multinacional Stefanini. Em projetos que pariticipei, tive clientes como Correios, Caixa Seguradora e pequenas startups.

Desde o início tenho acumulando skylls de desenvolvimento web no Back-end. Entretanto, já prestei serviços dos mais variados tipos, desde ao desenvolvimento desktop até desnormalizações, tunning, otimizações de consultas em banco de dados.

O que faço hoje

Sou Desenvolvedor Sênior na Câmara dos Deputados e um projeto muito legal que participo é o Portal de Dados Abertos, que é muito importante para a sociedade civil na totalidade. Muitos projetos legais da sociedade foram viabilizados pelos Dados Abertos. Já falei um pouco sobre ele neste post.

Atualmente, trabalho com algumas desnormalizações de dados, utilizando o ElasticSearch e otimizações de serviços Rests que alimentam as páginas da Câmara.

Como passatempo, estou criando este site totalmente headless, sem bootstrap, materialize (ou algo do tipo) e feito com muito amor com Vue.js, Nuxt.js e Markdown 💗. De vez enquando sobra um tempinho para ler meus quadrinhos e escrever em meu blog. 😋